sábado, 19 de maio de 2007

A Importância dos Rótulos

Quer no laboratório de Química, quer no nosso quotidiano é fundamental olhar com "olhos de ver" para tudo quanto se nos apresenta. Ler com atenção os rótulos das embalagens antes de partir para execução experimental pode ser uma medida prévia de evitar acidentes.
No dia-a-dia esta preocupação enquanto consumidor atento e responsável é essencial, nomeadamente em termos de saúde, e por razões económicas, pois ninguém gosta de comprar "gato por lebre".
Saber a composição química dos produtos é um direito que nos assiste, podendo mesmo infuenciar a nossa escolha sobre um produto em detrimento de outro. Mas isto nem sempre foi assim.
No endereço que se segue encontrarás a actividade prática 1 de Química do 10.º ano.
Bom Trabalho!



Para os alunos do 10º ano...


Para iniciares o estudo da Química, antes de partir para o laboratório a "correr" deves possuir uma série de conhecimentos básicos, nomeadamente no que atende a regras de segurança e material de laboratório. Encontrarás facilmente estes assuntos em manuais de Química e de Física, no entanto, deixo aqui algumas sugestões de consulta. Posteriormente poderás passar para a actividade prática de investigação.






















Bom Trabalho!

Para os docentes...


Caros colegas leiam estes artigos sobre o Trabalho Experimental para que não haja espaço para dúvidas...Ele é mesmo muito importante! Se conhecerem mais alguns agradecia que me enviassem.



Boa leitura!



Uma RAZÃO entre muitas...


Laboratório virtual porque???


Como professora de Ciências Físico-Químicas custa-me verificar principalmente nas escolas em que vou leccionando, que o trabalho experimental ao contrário do sugerido pelas orientações do Ministério da Educação tem sido remetido para segundo plano, quando o que seria de esperar seria precisamente o oposto...
Os docentes realizam as actividades de "praxe" com carácter obrigatório e pouco mais fazem, quando o fazem! Os alunos por sua vez seguem a "receita" porque não há tempo para mais, nem vontade para aprender...De facto pouco se aprende quando as actividades experimentais são demonstrativas e realizadas apenas pelo docente.


Depois queremos ter alunos com sentido crítico, dotados de autonomia, criatividade, dinamismo relacional...Queremos alunos com competências! Pura Utopia!!!


Sem ovos não se fazem omeletes!!!


Como podemos nós querer ensinar uma ciência na sua grande extensão de foro experimental sem o fazer em termos concretos?


Os alunos precisam de experimentar...Aprender por descoberta...Criar, fazer, observar, analisar...


Devemos estar cientes da importância das actividades de Trabalho Experimental e do seu papel fundamental no ensino e na aprendizagem das Ciências, mas isso, quando integradas de facto nas actividades lectivas.


Este blog visa essencialmente ser um espaço de reflexão e de suporte ao trabalho experimental quer para alunos, quer para os docentes do grupo. O contributo de todos é essencial na construção deste espaço de partilha sendo uma mais valia para o Ensino das Ciências.