sexta-feira, 6 de julho de 2007

Os aviões e o Princípio de Bernoulli

Para os alunos de 12º.ano de Física, das turmas 35, 36 e 37 do Ensino Nocturno - Escola Secundária D.Sancho I


Nuno já corrigi o teu trabalho, não falaste do Princípio de Bernoulli foi pena...Vê o vídeo...


Aos restantes...divirtam-se! Segunda-feira há mais!

Agora já sabem:

" Um avião tem ser eficientemente aerodinâmico de modo a prevenir a formação de ondas de choque sobre a fuselagem e asas, que provocariam instabilidade e perda de potência. As asas de um avião são largas e curvas na frente, chatas por baixo, curvas em cima, e afuniladas num ponto agudo na traseira. Esta forma faz o ar que passa por cima aumentar de velocidade, reduzindo a pressão abaixo da pressão atmosférica. Isto deriva do princípio de Bernoulli e resulta numa força que actua verticalmente para cima, chamada impulsão, e que contraria o peso do avião. No voo nivelado, a impulsão iguala o peso. As asas desenvolvem impulsão suficiente para sustentar o avião quando este se move rapidamente pelo ar. A propulsão vem como reacção à corrente de ar acelerada para trás pelo propulsor ou ao disparo dos gases para trás pelos exaustores dos jactos."

Europa tem de investir na Ciência e atrair jovens para não ser mero local turístico

Assim se pensa, assim se fala:

"Octavi Trias (director-geral da Investigação Médica na Comissão Europeia), para quem o lema da Ciência é resolver os problemas sociais, garante que a Europa deve ainda atrair jovens através de três perspectivas fundamentais: bons salários, segurança contratual e prestígio na sociedade. "


Sala de CFQ uma das mais visitadas!


No âmbito das jornadas pedagógicas da nossa escola, o laboratório de Física e Química esteve aberto à comunidade educativa durante três dias. O balanço que hoje fazemos supera as nossas expectativas iniciais, uma vez que a adesão foi bastante significativa.
O grupo de Ciências Físico-Químicas agradece hoje a todos os vistantes o feed-back positivo recebido, e promete reabrir as portas do seu "mundo"no próximo ano lectivo.






Aqui fica a deixa para todos os professores desta fabulosa disciplina: realizem experiências, dinamizem projectos, criam soluções nas vossas escolas para o despertar da consciência científica, do espírito crítico e da autonomia.



Acordar para a Ciência é fundamental!